MENU

segunda-feira, 26 de março de 2012

MÚSICAS





É hora de classificar!

Paródia de "Peixe vivo", de domínio popular.

(Profa. Maria Helena Andrade)
Como posso estudar a natureza sem errar } bis
Com a taxonomia
Com a taxonomia
Classifico os seres vivos e estudo biologia } bis
reficofage é fácil prá fazer vestibular } bis
Re de reino fi de filo
C de classe, o de ordem
Fa família, ge de gênero e espécie prá acabar } bis
E os nomes científicos compostos vão ficar } bis
Letra grande para o gênero e pequena prá espécie
Em itálico ou negrito posso ainda sublinhar } bis







OS VÍRUS

Vamos fugir – Gilberto Gil

 Pra reproduzir Vou multiplicar, baby Pra reproduzir Meu material genético A célula que carregue Pra reproduzir Vou parasitar, baby Pois sem metabolismo Eu vou me cristalizar Enquanto alguem não me pegue REFRÃO Dentro de mim há DNA, RNA Eles me chamam retrovírus se é RNA Vou matar, vou matar A célula em que eu me hospedo e vou multiplicar Sou acelular, acelular Eu só possuo proteína em minha estrutura Que loucura, que loucura Eu não me enquadro em nenhum reino entre os seres vivos… Seres vivos Caxumba e rubéola Eu vou transmitir, baby Gripe e sarampo Eu vou te deixar bem mal Se a caxumba “desce” E se bobear E não proteger, baby Olha o HIV Vai tirar sua imunidade Pra que outras doenças pegue. REFRÃO Dentro de mim há DNA, RNA Eles me chamam retrovírus se é RNA Vou matar, vou matar A célula em que eu me hospedo e vou multiplicar Sou acelular, acelular Eu só possuo proteína em minha estrutura Que loucura, que loucura Eu não me enquadro em nenhum reino entre os seres vivos… Seres vivos Professores que assistirem e gostarem fiquem a vontade para usar a música nas aulas, e Gilberto Gil: Por favor não me processe. :p MÚSICA TAXIONOMIA Como posso estudar a natureza sem errar (2X) Com a taxonomia (2X) Classifico os seres vivos e estudo biologia (2X) O reficofage é facil pra fazer vestibular (2X) RE de reino, FI de filo, C de classe, O de ordem FA familia, G de genero e espécie pra acabar. (2x) E os nomes científicos compostos vão ficar (2X) Letra GRANDE para gênero e PEQUENA para espécie Em itálico ou negrito posso ainda sublinhar (2X)    


BALANCÊ DAS VITAMINAS"


Ritmo: carnaval "O balancê, balancê, quero dançar com você…"

Sem a vitamina C, / Escorbuto pega você
E o raquitismo acontece, porque
Falta a vitamina D.

Quando há cegueira noturna, / Falta a vitamina A
Quando há hemorragia,
Falta a vitamina K

Sem a vitamina E, / Rato não vai ter nenê
E o beri-béri acontece porque,
Falta a vitamina B (um)
Intestino com tiflossole e celoma pra mim!




"ARCO REFLEXO NO VESTIBULAR"
 

 Ritmo: Canção de Natal "Anoiteceu, o sino gemeu, …"

Aconteceu / martelo bateu, / impulso formou,
a se propagar.
Papai Noel / me ajude a lembrar / do arco do reflexo
no vestibular!

O impulso quando sai / sai de um receptor e vai
o caminho é sempre igual / neuronio sensorial
até a medula espinhal

Depois disso passa então / pro neurônio de associação
e depois para o motor / que é o estimulador
do seu órgão efetor!
Alantóide, guarda os excretas
Permite a respiração
Remove os sais da casca
E com vitelo, não há fome não!!



“OSMOSE VEGETAL”
Ritmo: infantil de MPB: "A Banda"

Estava à toa na água
E o vacúolo sugou
Atravessou a membrana
Osmose então começou

Se o meio for hipotônico
A água tende a entrar
Mas a parede resiste
Não deixa nada estourar

Se o meio for hipertônico
A água tende a sair
O citoplasma retrai
A célula então vai murchar




"CICLOMESTRUAL"

"ADEUS CICLO VELHO,
FELIZ CICLO NOVO
QUE TUDO SE REALIZE
NO CICLO QUE VAI OCORRER
A HIPÓFISE LANÇA FSH
FOLÍCULO COMEÇA A CRESCER
E O FOLÍCULO PRODUZ ENTÃO
ESTRÓGENOS EM SEGUIDA
PREPARAR O ÚTERO, DÁ O INSTINTO
PARA GARANTIR NOVA VIDA."


 



"HORMÔNIOS"
"SALVE AINSULINA
QUE O PÂNCREAS FABRICA AOS MONTÕES
SE NÃO FABRICA
DIABETES VÊM; CONPLICAÇÕES
E A ADRENALINA
É FEITA NA SUPRARENAL
TIROXINA
TIREÓIDE, BÓCIO, IODO E SAL. "


 



"CIRCULAÇÃO"
"TÁ NA HORA,TÁ NA HORA
DESSE SANGUE CIRCULAR
DO VENTRÍCULO DIREITO
PRA ARTÉRIA PULMONAR
DO PULMÃO VAI PARA UMA VEIA
QUE TAMBÉM CHAMA PULMONAR
ÁTRIO E VENTRÍCULO ESQUERDO
QUE PRA AORTA VAI BOMBEAR
ILÁ, ILÁ ILARIÊ, AR AR AR
É O SANGUE VENOSO NA ARTÉRIA PULMONAR."






ENCÉFALO"
"O ENCÉFALOÉ FORMADO
LEMBRE SEMPRE BEM
PELO CÉREBRO, CEREBELO
E BULBO TAMBÉM
O ENCÉFALO JUNTO COM A MEDULA ESPINHAL FORMA O SISTEMA
NERVOSO CENTRAL

Um comentário: