IMPERDIVEL MUNDO DA CIÊNCIA " EM CONSTRUÇÃO"
ABERTO A SUBESTÕES
Imagina estar com sua roupa branquinha e limpinha e alguém entornar um líquido vermelho nela, a idéia de que aquilo vai manchar e que você nunca mais poderá usar aquela roupa será instantânea. Passados alguns segundos o líquido simplesmente evapora sem deixar resíduo algum, e a sensação de intriga e curiosidade se sobrepõe ao nervosismo.
Isso é possível, e o nome desta substância é sangue do diabo.
Explicação científica:
O produto é na verdade uma base, o hidróxido de amônio. Esta substância é instável e se decompõe rapidamente em amônia e água, a amônia por sua vez é um gás na temperatura ambiente e evapora muito rapidamente.
A substância presente na roupa da pessoa então é agua pura, que é neutro, o sinalizador então, que no nosso caso será a fenolftaleína, fica incolor e a roupa volta ao estado normal sem deixar nenhum vestígio.
Modo de preparo:
ingredientes:
* amoníaco (compra na farmácia e é baratim)
* fenolftaleína (laboratórios de análises clínicas você encontra)
atenção: A fenolftaleína não é ingrediente de comprimidos
de lacto-purga e outros similares, a composição química desses mudou
uma vez que foi proibida a venda desses comprimidos com indicadores de
fenolftaleína.
* álcool líquido (álcool comum usado na limpeza doméstica)
* água
Misture 20ml de fenolftaleína com 50ml de álcool, esta é a substância indicadora, fica avermelhada em meio básico e neutra em meio neutro ou ácido.
Coloque agora num segundo reservatório 150ml de água e 80ml de amoníaco.
Vá misturando calmamente a substância indicadora no segundo
reservatório observando a mudança de cor, escolha o tom vermelho
desejado e está pronto o sangue do diabo.
Coloque num pulverizador e brinque jogando o líquido na roupa, nunca próximo ao rosto.
Vale lembrar que em todo o processo de preparo, as substâncias não podem ser cheiradas, evite o contato com os olhos.
Será que ocorreu Oxidação?
Materiais utilizados:
4 pregos, água, vinagre, sabão em pó, sal de cozinha, 4 copos, pedaços de papelão ou cartolina, palha de aço ou lixa, caneta, etiquetas.
Procedimentos:• Utilizando a palha de aço ou lixa, lixe os pregos, a fim de tirar o esmalte de proteção presente nos pregos novos.
• Nos copos, cole as etiquetas identificando cada um com os seguintes textos: "vinagre", "sabão em pó", "sal de cozinha", "água pura".
• No primeiro copo, adicione um pouco de água e também um pouco de vinagre, coloque um prego dentro do mesmo.
• No segundo copo, adicione água e coloque um pouco de sabão em pó, coloque então um dos pregos dentro do mesmo.
• No terceiro copo, adicione água e um pouco de sal de cozinha, NaCl, coloque então um outro prego dentro do copo.
• Por último, coloque somente água dentro do copo restante e coloque o último prego dentro.
• Misture todas as soluções e tampe com o papelão ou a cartolina.
• Deixe as soluções em repouso por no mínimo uma semana, o tempo irá variar de acordo com a quantidade de solutos adicionados.
• Após o tempo de uma semana, verifique como as soluções se apresentam. Anote suas observações.
• Após duas semanas, verifique novamente as soluções, notando suas aparências. Anote suas observações.
Depois do tempo decorrido, você notou alguma diferença nas soluções?
O que você pode dizer à respeito da velocidade dos acontecimentos para cada solução?
Coloque em ordem crescente as soluções, quanto ao tempo decorrido para haver as mudanças.
Você esperaria o resultado obtido na solução com sabão em pó? Você sabe explicar este resultado?
4 pregos, água, vinagre, sabão em pó, sal de cozinha, 4 copos, pedaços de papelão ou cartolina, palha de aço ou lixa, caneta, etiquetas.
Procedimentos:• Utilizando a palha de aço ou lixa, lixe os pregos, a fim de tirar o esmalte de proteção presente nos pregos novos.
• Nos copos, cole as etiquetas identificando cada um com os seguintes textos: "vinagre", "sabão em pó", "sal de cozinha", "água pura".
• No primeiro copo, adicione um pouco de água e também um pouco de vinagre, coloque um prego dentro do mesmo.
• No segundo copo, adicione água e coloque um pouco de sabão em pó, coloque então um dos pregos dentro do mesmo.
• No terceiro copo, adicione água e um pouco de sal de cozinha, NaCl, coloque então um outro prego dentro do copo.
• Por último, coloque somente água dentro do copo restante e coloque o último prego dentro.
• Misture todas as soluções e tampe com o papelão ou a cartolina.
• Deixe as soluções em repouso por no mínimo uma semana, o tempo irá variar de acordo com a quantidade de solutos adicionados.
• Após o tempo de uma semana, verifique como as soluções se apresentam. Anote suas observações.
• Após duas semanas, verifique novamente as soluções, notando suas aparências. Anote suas observações.
Depois do tempo decorrido, você notou alguma diferença nas soluções?
O que você pode dizer à respeito da velocidade dos acontecimentos para cada solução?
Coloque em ordem crescente as soluções, quanto ao tempo decorrido para haver as mudanças.
Você esperaria o resultado obtido na solução com sabão em pó? Você sabe explicar este resultado?
Construindo papel indicador
Ø Materiais utilizados:
· folhas de repolho roxo;
· uma tigela, liquidificador;
· água;
· filtro de papel (usado para filtrar café);
· vinagre;
· detergente;
· sabão em pó;
· copos descartáveis.
Ø Procedimentos:
- Separe e lave algumas folhas de repolho roxo.
- Adicione um pouco de água no liquidificador.
- Coloque as folhas de repolho roxo no liquidificador e bata. Aguarde até que se forme uma pasta roxa, de aparência uniforme.
- Após uma total trituração das folhas de repolho, separe o líquido formado em uma tigela de abertura razoável.
- Abra um filtro de papel, colocando-o dentro do líquido roxo.
- Após aguardar pelo menos 30 minutos, retire o papel e coloque-o para secar em um varal de roupas, para que uma pequena parte de papel fique em contato com outra superfície.
- Após o papel filtro secar, ele estará com uma aparência roxa. Sendo assim, recorte o papel em tiras finas e está pronto o seu papel indicador.
- Para verificar como o papel indicador funciona, ou seja, qual a sua aparência em meio básico e a sua aparência em meio ácido, realize os procedimentos abaixo.
- Coloque um pouco de água em dois copos descartáveis.
- Adicione sabão em pó em um dos copos e agite a solução.
- Em outro copo, adicione detergente e agite a solução.
- No terceiro copo, adicione vinagre.
- Com 3 tiras de papel indicador, teste as soluções de cada copo, e verifique a coloração do papel.
A partir desta experiência será possível verificar quais as colorações que o papel assumirá no caso em que ele for colocado em meio ácido ou meio básico e também meio neutro. Você poderá utilizar o papel para verificar outras substâncias ácidas (como o vinagre, o suco de limão, abacaxi, etc.), substâncias básicas (sabão em pó, material de limpeza, etc) e substâncias neutras (detergentes - na sua maioria são neutros, água pura, etc.).
Lembre-se de guardar a coloração que o papel tomará para o meio ácido, meio básico e também para o meio neutro.
Fonte: http://www.quiprocura.net/experiencias/experimentando.htmLembre-se de guardar a coloração que o papel tomará para o meio ácido, meio básico e também para o meio neutro.
Símbolos de Segurança no Laboratório
Monte um vulcão caseiro
Material:
• Argila ou massa de modelar (argila é melhor e mais barata);
• Uma caixinha de filme 35 mm filme (encontra-se em loja de fotografia), sem a tampa;
• Corantes para alimentos, nas cores vermelho ou amarelo;
• Vinagre;
• Fermento químico;
• Detergente líquido;
• Tinta e pincéis;
• Um cartão bem duro ou madeira, para servir de base para o seu vulcão.
Procedimento:
Sobre o cartão duro, fazer um morro com argila, com uns 20 cm de altura. Com a argila ainda fresca e macia, pressionar a caixinha de filme no topo do vulcão, com a abertura para cima. Esta será a cratera! Só a borda da caixinha deve ficar de fora do vulcão.
Quando a argila secar, pintar a montanha e sua base como se fossem de um vulcão de verdade, com partes de terra e partes verdes.
Para conseguir a erupção, colocar o vulcão em uma mesa limpa e espaçosa, um chão de cerâmica, ou um jardim.
Dentro da cratera, colocar duas colheres de chá de fermento químico. Acrescentar uma colher cheia de detergente, 3 gotas de corante vermelho e 3 gotas de corante amarelo.Para fazer a erupção, acrescentar uma colher de chá bem cheia de vinagre.
Observações: Na química temos alguns elementos que são classificados como ácidos e outros como bases. Quando eles se encontram ocorre uma reação química que é diferente conforme as substâncias misturadas.
No caso da nossa reação química, temos o vinagre que é ácido misturado ao bicarbonato de sódio que é base, um dos novos produtos dessa mistura é um gás, o dióxido de carbono (que é perigoso, mas na nossa experiência sua quantidade é muito pequena para apresentar perigo). São as bolhas desse gás formam a espuma da nossa erupção.
Experimento e questões sobre chuva ácida
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Objetivos
Conscientizar o aluno de sua participação na emissão de gases poluentes que aumentam a acidez da atmosfera e conseqüentemente da chuva. Demonstrar a contribuição do SO2 para o aumento da acidez na chuva e discutir sobre a formação da chuva ácida, os malefícios da emissão de SO2, o transporte desse gás, os prejuízos que a chuva ácida causa, e como cada um pode contribuir para minimizar a acidez da chuva.MATERIAS
- 1 vidro com tampa (como os de maionese ou café solúvel)
- enxofre em pó (1 colher de chá cheia)
- 4 fitas de papel tornassol azul ( ~ 3 cm cada uma)
- 2 pétalas de flor colorida
- 1 colher de plástico
- 2 pedaços de fios de cobre ( ~ 15 cm cada um)
- 1 caixa de fósforos
- 1 caneta
PROCEDIMENTO
- Coloque uma fita de papel tornassol e uma pétala de flor na parte de dentro da tampa do vidro. Utilizando a colher de plástico, polvilhe um pouco do enxofre em pó sobre a fita e sobre a pétala (não utilize todo o enxofre, apenas o suficiente para manchar parte do papel tornassol e da pétala de flor). Anote suas observações na tabela de resultados.
- Coloque cerca de 5 cm de água da torneira no vidro, e com o auxílio da colher (limpa), retire um pouco de água e coloque sobre o enxofre que está sobre a pétala e o papel tornassol. Observe o que acontece com a água em contato com o enxofre, e se houve alteração na cor do papel tornassol e na pétala. Anote suas observações. Jogue no lixo o material sólido da tampa e lave a tampa.
- Pegue uma nova fita de papel tornassol e o umedeça com água. Anote suas observações.
- Monte o seguinte esquema Coloque em uma das extremidades do fio de cobre uma nova pétala e um pouco separado coloque um novo papel tornassol azul. Na outra extremidade do fio, faça um pequeno gancho e pendure por dentro do vidro que já tem um pouco de água. Tome cuidado para que a pétala ou fita não entrem em contato com a água. Veja a ilustração.
- Pegue o outro fio de cobre e enrole parte deste na ponta da caneta, formando um pequeno cone de cerca de 1 cm. Faça um pequeno gancho na outra ponta do fio, retire a caneta e encha o cone com enxofre em pó, com cuidado (use a colher). Pendure o fio de cobre por dentro do vidro (sem atingir a água).
- Posicione um fósforo aceso abaixo do cone para iniciar a queimar o enxofre e rapidamente retire o fósforo e tampe o vidro. Observe se o enxofre está realmente queimando. Aguarde 5 minutos e anote na tabela de resultados se houve mudança na coloração do papel e da pétala.
- Retire os fios de cobre de dentro do vidro rapidamente. Feche o vidro e agite a solução cuidadosamente.
- Umedeça nova fita de papel tornassol na água e anote suas observações.
PS. O papel tornassol azul é de cor azul em meio neutro e básico e se torna rosa em meio ácido.
NO FINAL DO EXPERIMENTO:
- NÃO JOGUE A ÁGUA ACIDIFICADA NA PIA. Armazene esta solução contendo o ácido sulfuroso em um recipiente grande para posterior neutralização.
- Jogue as pétalas e papel de tornassol no lixo. Os resíduos de enxofre podem ser jogados na pia, pois este elemento é bastante inerte. Lave todo material e retorne-os para sua bancada. Limpe e organize sua bancada.
Observações
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Pétala + enxofre em pó
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Papel tornassol + enxofre em pó
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Pétala + enxofre em pó + água
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Papel tornassol + enxofre + água
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Papel tornassol + água
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Dióxido de enxofre + pétala
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Dióxido de enxofre + papel de tornassol
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Dióxido de enxofre + água
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QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
Texto de apoio- Por que não há alteração na cor da pétala ou do papel tornassol no contato com enxofre em pó e com a água?
- Escreva a equação da reação de combustão do enxofre e a reação do gás produzido com a água.
- Por que após a combustão do enxofre, a pétala e o papel tornassol mudam de cor?
- Por que a água do experimento se tornou ácida?
- O que vem causando o excesso de acidez na chuva de grandes cidades?
- Cite um problema ambiental e um problema de saúde humana que pode ocorrer devido a emissão de dióxido de enxofre na atmosfera.
- Qual a equação que descreve a neutralização do excesso de acidez na chuva pela presença de calcário no solo?
- O que pode ser feito em termos de governo federal para diminuir a acidez, ou a poluição da atmosfera como um todo? E em termos de prefeitura? E você? O que você pode fazer para contribuir para minimizar a sua emissão de contaminantes para a atmosfera?
Desafio 1
Uma propriedade agrícola foi dividida em áreas numeradas de I a IV, de acordo com a acidez da terra. A 25°C, as concentrações hidrogeniônicas, em mol/L, detectadas nos respectivos solos são:I. [H +] = 1,0 . 10-6
II. [H +] = 2,0 . 10-6
III. [H +] = 1,0 . 10-7
IV. [H +] = 2,0 . 10-8
Desafio 2
Foi avaliado o pH de um grande número de amostras de água de chuva de uma cidade “A”, que possui uma grande frota automotiva e indústrias. O pH médio foi 4,5. Já para uma cidade remota (cidade B) pouco afetada por atividades antrópicas, o pH médio foi de 5,8. Calcule a diferença média na concentração de H+ da chuva das duas cidades. Por que na cidade “B” que tem baixo impacto humano o pH da água de chuva ainda é menor do que 7,0?
Sangue do diabo
MATERIAL
- magnete
- clips
- taça de plástico
- agulha de coser
- fatia de rolha de cortiça
- caneta de tinta não solúvel na água
- bússola
CONSTRÓI A TUA BÚSSOLA
Antigamente, os marinheiros orientavam-se pela posição das estrelas e pela bússola quando não havia terra à vista. O bico da agulha aponta sempre para o Norte, onde quer que estejamos no planeta. Na tua caixa de experiências há uma bússola. Experimenta rodá-la e verifica que o ponteiro aponta sempre na mesma direcção.
Pega no magnete (ou íman, palavra que significa ``pedra que ama'') e aproxima-o de um clip. O que observas? O clip é atraído pelo magnete! A Terra também é um grande magnete. A agulha da bússola sente o magnete terrestre e por isso aponta sempre na mesma direcção.
É fácil construir uma bússola...
No fundo da taça marcas o Norte, Sul, Este e Oeste com as letras N, S, E e O como indica a figura. Passa o lado marcado do magnete por cima de uma agulha de coser, devagar e várias vezes, para que a agulha fique magnética (cuidado para não te picares; é melhor pedires ajuda a um adulto). Deves começar sempre junto à cabeça da agulha e terminar no bico. Depois, com fita-cola, fixa a agulha à fatia de rolha e coloca-a com cuidado a boiar na água. Quando a água ficar parada, a agulha indica a direção Norte-Sul. Se rodares devagarinho a taça de tal modo que o bico da agulha aponte para a letra N, ficas a saber para que lado é o Norte!
Repara que a agulha aponta sempre na mesma direção. Se a tentares desviar dessa direção, rodando a cortiça, ela volta teimosamente à direcção inicial! Mas podes comandá-la com o teu magnete. Pega no magnete e anda com o magnete à roda sobre a agulha. O que sucede? Como o teu magnete é mais forte do que o magnete Terra é ele que passa a mandar na agulha!
Podes experimentar por duas rolhas com agulha magnética a flutuar na mesma taça. O que acontece?
Repara que a agulha aponta sempre na mesma direção. Se a tentares desviar dessa direção, rodando a cortiça, ela volta teimosamente à direcção inicial! Mas podes comandá-la com o teu magnete. Pega no magnete e anda com o magnete à roda sobre a agulha. O que sucede? Como o teu magnete é mais forte do que o magnete Terra é ele que passa a mandar na agulha!
Podes experimentar por duas rolhas com agulha magnética a flutuar na mesma taça. O que acontece?
Pessoal, no site do BioMania, neste link http://www.biomania.com.br/bio/?pg=downloads, colocaram 300 atividades práticas em sala de aula para download grátis, acessem aí, vale a pena. Abraços.
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