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sábado, 28 de maio de 2011

EXPERIÊNCIAS DE CIÊNCIAS


IMPERDIVEL MUNDO DA CIÊNCIA " EM CONSTRUÇÃO" 
  ABERTO A SUBESTÕES

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Imagina estar com sua roupa branquinha e limpinha e alguém entornar um líquido vermelho nela, a idéia de que aquilo vai manchar e que você nunca mais poderá usar aquela roupa será instantânea. Passados alguns segundos o líquido simplesmente evapora sem deixar resíduo algum, e a sensação de intriga e curiosidade se sobrepõe ao nervosismo.



Isso é possível, e o nome desta substância é sangue do diabo.



Explicação científica:



O produto é na verdade uma base, o hidróxido de amônio. Esta substância é instável e se decompõe rapidamente em amônia e água, a amônia por sua vez é um gás na temperatura ambiente e evapora muito rapidamente.



A substância presente na roupa da pessoa então é agua pura, que é neutro, o sinalizador então, que no nosso caso será a fenolftaleína,  fica incolor e a roupa volta ao estado normal sem deixar nenhum vestígio.



Modo de preparo:



ingredientes:



* amoníaco (compra na farmácia e é baratim)



* fenolftaleína (laboratórios de análises clínicas você encontra)



atenção: A fenolftaleína não é ingrediente de comprimidos
de lacto-purga e outros similares, a composição química desses mudou
uma vez que foi proibida a venda desses comprimidos com indicadores de
fenolftaleína.




* álcool líquido (álcool comum usado na limpeza doméstica)



* água



Misture 20ml de fenolftaleína com 50ml de álcool, esta é a substância indicadora, fica avermelhada em meio básico e neutra em meio neutro ou ácido.



Coloque agora num segundo reservatório 150ml de água e 80ml de amoníaco.



Vá misturando calmamente a substância indicadora no segundo
reservatório observando a mudança de cor, escolha o tom vermelho
desejado e está pronto o sangue do diabo.



Coloque num pulverizador e brinque jogando o líquido na roupa, nunca próximo ao rosto.



Vale lembrar que em todo o processo de preparo, as substâncias não podem ser cheiradas, evite o contato com os olhos.
 
 
 
 
 
 

Será que ocorreu Oxidação?

Materiais utilizados:
4 pregos, água, vinagre, sabão em pó, sal de cozinha, 4 copos, pedaços de papelão ou cartolina, palha de aço ou lixa, caneta, etiquetas.


Procedimentos:• Utilizando a palha de aço ou lixa, lixe os pregos, a fim de tirar o esmalte de proteção presente nos pregos novos.
• Nos copos, cole as etiquetas identificando cada um com os seguintes textos: "vinagre", "sabão em pó", "sal de cozinha", "água pura".
• No primeiro copo, adicione um pouco de água e também um pouco de vinagre, coloque um prego dentro do mesmo.
• No segundo copo, adicione água e coloque um pouco de sabão em pó, coloque então um dos pregos dentro do mesmo.
• No terceiro copo, adicione água e um pouco de sal de cozinha, NaCl, coloque então um outro prego dentro do copo.
• Por último, coloque somente água dentro do copo restante e coloque o último prego dentro.
• Misture todas as soluções e tampe com o papelão ou a cartolina.
• Deixe as soluções em repouso por no mínimo uma semana, o tempo irá variar de acordo com a quantidade de solutos adicionados.
• Após o tempo de uma semana, verifique como as soluções se apresentam. Anote suas observações.
• Após duas semanas, verifique novamente as soluções, notando suas aparências. Anote suas observações.

Depois do tempo decorrido, você notou alguma diferença nas soluções?

O que você pode dizer à respeito da velocidade dos acontecimentos para cada solução?
Coloque em ordem crescente as soluções, quanto ao tempo decorrido para haver as mudanças.
Você esperaria o resultado obtido na solução com sabão em pó? Você sabe explicar este resultado?


 

Construindo papel indicador

Ola! Nesse experiência você poderá construir um papel indicador, com essa fita você poderá analisar a mudança de coloração desse papel quando imerso em soluções com caraterísticas diversas, preste atenção nos procedimentos e nas normas de segurança e venha comigo.



PAPEL INDICADOR



Ø Materiais utilizados:
· folhas de repolho roxo;
· uma tigela, liquidificador;
· água;
· filtro de papel (usado para filtrar café);
· vinagre;
· detergente;
· sabão em pó;
· copos descartáveis.
Ø Procedimentos:
  • Separe e lave algumas folhas de repolho roxo.
  • Adicione um pouco de água no liquidificador.
  • Coloque as folhas de repolho roxo no liquidificador e bata. Aguarde até que se forme uma pasta roxa, de aparência uniforme.
  • Após uma total trituração das folhas de repolho, separe o líquido formado em uma tigela de abertura razoável.
  • Abra um filtro de papel, colocando-o dentro do líquido roxo.
  • Após aguardar pelo menos 30 minutos, retire o papel e coloque-o para secar em um varal de roupas, para que uma pequena parte de papel fique em contato com outra superfície.
  • Após o papel filtro secar, ele estará com uma aparência roxa. Sendo assim, recorte o papel em tiras finas e está pronto o seu papel indicador.
  • Para verificar como o papel indicador funciona, ou seja, qual a sua aparência em meio básico e a sua aparência em meio ácido, realize os procedimentos abaixo.
  • Coloque um pouco de água em dois copos descartáveis.
  • Adicione sabão em pó em um dos copos e agite a solução.
  • Em outro copo, adicione detergente e agite a solução.
  • No terceiro copo, adicione vinagre.
  • Com 3 tiras de papel indicador, teste as soluções de cada copo, e verifique a coloração do papel.
A partir desta experiência será possível verificar quais as colorações que o papel assumirá no caso em que ele for colocado em meio ácido ou meio básico e também meio neutro. Você poderá utilizar o papel para verificar outras substâncias ácidas (como o vinagre, o suco de limão, abacaxi, etc.), substâncias básicas (sabão em pó, material de limpeza, etc) e substâncias neutras (detergentes - na sua maioria são neutros, água pura, etc.).
Lembre-se de guardar a coloração que o papel tomará para o meio ácido, meio básico e também para o meio neutro.
Fonte: http://www.quiprocura.net/experiencias/experimentando.htm

Símbolos de Segurança no Laboratório




Monte um vulcão caseiro





Material:

• Argila ou massa de modelar (argila é melhor e mais barata);
• Uma caixinha de filme 35 mm filme (encontra-se em loja de fotografia), sem a tampa;
• Corantes para alimentos, nas cores vermelho ou amarelo;
• Vinagre;
• Fermento químico;
• Detergente líquido;
• Tinta e pincéis;
• Um cartão bem duro ou madeira, para servir de base para o seu vulcão.

Procedimento:
Sobre o cartão duro, fazer um morro com argila, com uns 20 cm de altura. Com a argila ainda fresca e macia, pressionar a caixinha de filme no topo do vulcão, com a abertura para cima. Esta será a cratera! Só a borda da caixinha deve ficar de fora do vulcão.
Quando a argila secar, pintar a montanha e sua base como se fossem de um vulcão de verdade, com partes de terra e partes verdes.
Para conseguir a erupção, colocar o vulcão em uma mesa limpa e espaçosa, um chão de cerâmica, ou um jardim.
Dentro da cratera, colocar duas colheres de chá de fermento químico. Acrescentar uma colher cheia de detergente, 3 gotas de corante vermelho e 3 gotas de corante amarelo.Para fazer a erupção, acrescentar uma colher de chá bem cheia de vinagre.

Observações: Na química temos alguns elementos que são classificados como ácidos e outros como bases. Quando eles se encontram ocorre uma reação química que é diferente conforme as substâncias misturadas.
No caso da nossa reação química, temos o vinagre que é ácido misturado ao bicarbonato de sódio que é base, um dos novos produtos dessa mistura é um gás, o dióxido de carbono (que é perigoso, mas na nossa experiência sua quantidade é muito pequena para apresentar perigo). São as bolhas desse gás formam a espuma da nossa erupção.


Experimento e questões sobre chuva ácida




Duração: aproximadamente 40 minutos.



Objetivos

Conscientizar o aluno de sua participação na emissão de gases poluentes que aumentam a acidez da atmosfera e conseqüentemente da chuva. Demonstrar a contribuição do SO2 para o aumento da acidez na chuva e discutir sobre a formação da chuva ácida, os malefícios da emissão de SO2, o transporte desse gás, os prejuízos que a chuva ácida causa, e como cada um pode contribuir para minimizar a acidez da chuva.

MATERIAS

  • 1 vidro com tampa (como os de maionese ou café solúvel)
  • enxofre em pó (1 colher de chá cheia)
  • 4 fitas de papel tornassol azul ( ~ 3 cm cada uma)
  • 2 pétalas de flor colorida
  • 1 colher de plástico
  • 2 pedaços de fios de cobre ( ~ 15 cm cada um)
  • 1 caixa de fósforos
  • 1 caneta

PROCEDIMENTO

  1. Coloque uma fita de papel tornassol e uma pétala de flor na parte de dentro da tampa do vidro. Utilizando a colher de plástico, polvilhe um pouco do enxofre em pó sobre a fita e sobre a pétala (não utilize todo o enxofre, apenas o suficiente para manchar parte do papel tornassol e da pétala de flor). Anote suas observações na tabela de resultados.
  2. Coloque cerca de 5 cm de água da torneira no vidro, e com o auxílio da colher (limpa), retire um pouco de água e coloque sobre o enxofre que está sobre a pétala e o papel tornassol. Observe o que acontece com a água em contato com o enxofre, e se houve alteração na cor do papel tornassol e na pétala. Anote suas observações. Jogue no lixo o material sólido da tampa e lave a tampa.
  3. Pegue uma nova fita de papel tornassol e o umedeça com água. Anote suas observações.
  4. Monte o seguinte esquema Coloque em uma das extremidades do fio de cobre uma nova pétala e um pouco separado coloque um novo papel tornassol azul. Na outra extremidade do fio, faça um pequeno gancho e pendure por dentro do vidro que já tem um pouco de água. Tome cuidado para que a pétala ou fita não entrem em contato com a água. Veja a ilustração.
Experimento Chuva Ácida
  1. Pegue o outro fio de cobre e enrole parte deste na ponta da caneta, formando um pequeno cone de cerca de 1 cm. Faça um pequeno gancho na outra ponta do fio, retire a caneta e encha o cone com enxofre em pó, com cuidado (use a colher). Pendure o fio de cobre por dentro do vidro (sem atingir a água).
  2. Posicione um fósforo aceso abaixo do cone para iniciar a queimar o enxofre e rapidamente retire o fósforo e tampe o vidro. Observe se o enxofre está realmente queimando. Aguarde 5 minutos e anote na tabela de resultados se houve mudança na coloração do papel e da pétala.
  3. Retire os fios de cobre de dentro do vidro rapidamente. Feche o vidro e agite a solução cuidadosamente.
  4. Umedeça nova fita de papel tornassol na água e anote suas observações.
PS. O papel tornassol azul é de cor azul em meio neutro e básico e se torna rosa em meio ácido.

NO FINAL DO EXPERIMENTO:

  • NÃO JOGUE A ÁGUA ACIDIFICADA NA PIA. Armazene esta solução contendo o ácido sulfuroso em um recipiente grande para posterior neutralização.
  • Jogue as pétalas e papel de tornassol no lixo. Os resíduos de enxofre podem ser jogados na pia, pois este elemento é bastante inerte. Lave todo material e retorne-os para sua bancada. Limpe e organize sua bancada. 
Tabela de resultados:

Observações
Pétala + enxofre em pó
Papel tornassol + enxofre em pó
Pétala + enxofre em pó + água
Papel tornassol + enxofre + água
Papel tornassol + água
Dióxido de enxofre + pétala
Dióxido de enxofre + papel de tornassol
Dióxido de enxofre + água


QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

Texto de apoio
  1. Por que não há alteração na cor da pétala ou do papel tornassol no contato com enxofre em pó e com a água?
  2. Escreva a equação da reação de combustão do enxofre e a reação do gás produzido com a água.
  3. Por que após a combustão do enxofre, a pétala e o papel tornassol mudam de cor?
  4. Por que a água do experimento se tornou ácida?
  5. O que vem causando o excesso de acidez na chuva de grandes cidades?
  6. Cite um problema ambiental e um problema de saúde humana que pode ocorrer devido a emissão de dióxido de enxofre na atmosfera. 
  7. Qual a equação que descreve a neutralização do excesso de acidez na chuva pela presença de calcário no solo?
  8. O que pode ser feito em termos de governo federal para diminuir a acidez, ou a poluição da atmosfera como um todo? E em termos de prefeitura? E você? O que você pode fazer para contribuir para minimizar a sua emissão de contaminantes para a atmosfera?

Desafio 1

Uma propriedade agrícola foi dividida em áreas numeradas de I a IV, de acordo com a acidez da terra. A 25°C, as concentrações hidrogeniônicas, em mol/L, detectadas nos respectivos solos são:

I. [H +] = 1,0 . 10-6
II. [H +] = 2,0 . 10-6
III. [H +] = 1,0 . 10-7
IV. [H +] = 2,0 . 10-8
Quais as duas melhores áreas para o cultivo de plantas que exigem solo neutro ou ligeiramente básico?

Desafio 2

Foi avaliado o pH de um grande número de amostras de água de chuva de uma cidade “A”, que possui uma grande frota automotiva e indústrias. O pH médio foi 4,5. Já para uma cidade remota (cidade B) pouco afetada por atividades antrópicas, o pH médio foi de 5,8. Calcule a diferença média na concentração de H+ da chuva das duas cidades. Por que na cidade “B” que tem baixo impacto humano o pH da água de chuva ainda é menor do que 7,0?




 







 
                                                                                                                                                                                                                                                                                              

                                                                                                          

Sangue do diabo                                                                                            


MATERIAL


  • magnete
  • clips
  • taça de plástico
  • agulha de coser
  • fatia de rolha de cortiça
  • caneta de tinta não solúvel na água
  • bússola

CONSTRÓI A TUA BÚSSOLA

Antigamente, os marinheiros orientavam-se pela posição das estrelas e pela bússola quando não havia terra à vista. O bico da agulha aponta sempre para o Norte, onde quer que estejamos no planeta. Na tua caixa de experiências há uma bússola. Experimenta rodá-la e verifica que o ponteiro aponta sempre na mesma direcção. 


Pega no magnete (ou íman, palavra que significa ``pedra que ama'') e aproxima-o de um clip. O que observas? O clip é atraído pelo magnete! A Terra também é um grande magnete. A agulha da bússola sente o magnete terrestre e por isso aponta sempre na mesma direcção. 


É fácil construir uma bússola...









No fundo da taça marcas o Norte, Sul, Este e Oeste com as letras N, S, E e O como indica a figura. Passa o lado marcado do magnete por cima de uma agulha de coser, devagar e várias vezes, para que a agulha fique magnética (cuidado para não te picares; é melhor pedires ajuda a um adulto). Deves começar sempre junto à cabeça da agulha e terminar no bico. Depois, com fita-cola, fixa a agulha à fatia de rolha e coloca-a com cuidado a boiar na água. Quando a água ficar parada, a agulha indica a direção Norte-Sul. Se rodares devagarinho a taça de tal modo que o bico da agulha aponte para a letra N, ficas a saber para que lado é o Norte! 


Repara que a agulha aponta sempre na mesma direção. Se a tentares desviar dessa direção, rodando a cortiça, ela volta teimosamente à direcção inicial! Mas podes comandá-la com o teu magnete. Pega no magnete e anda com o magnete à roda sobre a agulha. O que sucede? Como o teu magnete é mais forte do que o magnete Terra é ele que passa a mandar na agulha! 
Podes experimentar por duas rolhas com agulha magnética a flutuar na mesma taça. O que acontece?






                                                      




Um comentário:

  1. Pessoal, no site do BioMania, neste link http://www.biomania.com.br/bio/?pg=downloads, colocaram 300 atividades práticas em sala de aula para download grátis, acessem aí, vale a pena. Abraços.

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